quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

LILABUNGALOW - SOM ALEMÃO PARA VIRAR O ANO









Da esquerda prá direita: Patrick, Dave e René.


Uma das melhores novidades lá de fora que ouvi este ano foi o trio alemão LILABUNGALOW

Comecei a conhecer o som deles quando vi a banda na programação do tradicional FESTIVAL DE JAZZ DE MONTREUX, realizado há 49 anos naquela cidade da Suíça

O grupo vem da cidade de ERFURT, 200 mil habitantes, capital do estado da Turíngia, bem no coração da ALEMANHA, fundada no ano de 742 e que teve grande importância comercial durante a Idade Média. É uma das cidades mais bonitas do país mais poderoso da Europa e também um conhecido centro cultural e universitário.

O LILABUNGALOW  tem sua base formada pelo cantor e multi-instrumentista PATRICK FÖLMER, o baixista DAVE BÖNSCH e o baterista RENÉ KOLDITZ, que produzem um som com influências do pop, funk, soul, música eletrônica, country e até pitadas de latinidade.

Em sua discografia estão o álbum de estreia de 2012, que leva o nome da banda; o segundo com o titulo de "PEACE TO GOLD", lançado na metade deste ano e ainda o EP "GIMME A CHICKEN SANDWICH".

Sem dúvida, um ótima trilha sonora para deixar rolar na virada do ano e vinda de um país que cada vez mais se mostra multi-cultural e aberto a influências de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil.








terça-feira, 22 de dezembro de 2015

VERÃO NA ESTAÇÃO DA LUZ





O VERÃO é tema de centenas de canções na Musica Brasileira, em todos os gêneros e estilos.

Mas nenhuma cabe tão bem neste momento como uma gravação de ALCEU VALENÇA, que deu título ao seu álbum lançado em 1985.

Basta ver as notícias para saber que no dia que a estação mais quente da temporada dá as caras, um dos marcos históricos da maior cidade o pais, onde funciona um dos museus mais visitados do mundo, sofre um incêndio terrível, provocado em grande parte pelo descaso das autoridades.

O verão poderia ter chegado de outra maneira na ESTAÇÃO DA LUZ.


sábado, 12 de dezembro de 2015

SINATRA NO MARACA


Levantei hoje com uma frase mortal do uruguaio ALCIDES EDGARDO GHIGGIA,  o ponta-direita da seleção do Uruguai de 1950 e responsável pelo gol do título mundial da celeste naquele ano.
"SOMENTE TRÊS PESSOAS SILENCIARAM O MARACANÃ: O PAPA, FRANK SINATRA E EU".
GHIGGIA morreu em Montevidéu, no dia 16 de julho deste ano com a alcunha de maior carrasco na história da seleção brasileira.
O papa em questão era JOÃO PAULO II, o polonês KAROL JÓSEF WOJTYLA, morto em 2005, que em sua última visita ao  Brasil, em outubro de 1997, rezou um missa naquele já foi o maior estádio do planeta..
E SINATRA, um dos maiores artistas de todos os tempos, faria hoje 100 ANOS.

O cantor americano se apresentou para um Maracanã lotado por 150 mil pessoas no dia 26 de janeiro de 1980, um sábado de calor sufocante no Rio.

Foi a primeira vez que o estádio que serviu de palco para os maiores jogadores do futebol abriu seus portões para um espetáculo de um mito da música mundial, para muitos o maior cantor de todos os tempos.



Apesar de tantas histórias, o próprio SINATRA considerava aquela noite na cidade de seu amigo TOM
JOBIM como o maior momento de sua trajetória.

FRANCIS ALBERT SINATRA nasceu em Hoboken, Estado de Nova Jersey e começou a cantar profissionalmente antes de completar 20 anos.

Era o começo de uma carreira absolutamente genial e de uma vida intensa onde se juntam canções inesquecíveis, atuações marcantes no cinema, belas mulheres e logicamente, algumas situações nebulosas, mas que jamais ofuscaram seu brilho único, de voz e interpretação perfeitas e sedutores olhos azuis.

Sua voz se calou fisicamente no dia 14 de maio de 1998. Tinha 82 anos.

SINATRA, obviamente, não é um artista da minha geração, mas quando comecei em rádio, em 1981, ele ganhava as paradas do mundo todo com uma gravação deliciosa, produzida pelo mago do pop, QUINCY JONES.

E é assim que gostaria de lembrar dele na data de seu centenário.




.